6 dicas para conduzir uma entrevista com um desenvolvedor

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você trabalha na área de recrutamento e seleção de uma empresa de TI, sabe que conduzir uma boa entrevista com um desenvolvedor não é uma tarefa simples.

Desde o conhecimento técnico necessário para uma vaga até a identificação com os valores e a cultura da empresa devem ser avaliados a fim de identificar os melhores talentos para o negócio.

Além disso, encontrar esses profissionais também não é algo simples: o mercado está cada vez maior e os melhores profissionais cada vez mais difíceis de serem identificados e, quando são, já possuem diversas propostas para competir com a sua. Portanto, o processo seletivo desses profissionais deve ser feito de forma bem otimizada, tanto para identificar quanto para conquistar esses talentos.

Pensando nisso, colocamos abaixo 6 dicas para você conduzir uma entrevista com um desenvolvedor da melhor forma para atingir seus objetivos e contratar os melhores talentos da empresa! Confira:

1. Faça perguntas técnicas por telefone

A primeira dica para uma boa entrevista com desenvolvedor é usar o telefone para fazer parte da avaliação.

Esse canal é mais simples para o candidato que não precisa despender tempo para ir até a empresa, podendo responder perguntas do processo de forma simples e rápida. Além disso, permite eliminar candidatos que não apresentam o preparo e conhecimento necessário para a posição avaliada.

2. Questione experiências anteriores

Outro fator que deve ser avaliado são suas experiências anteriores. Elas lhe ajudam a definir qual o perfil do candidato e se ele tem conhecimento suficiente para assumir a posição escolhida.

Para te auxiliar nessa avaliação, é interessante ter a presença de um gerente de TI da empresa, que entende qual tipo de experiência e conhecimento são necessários para executar as atividades da posição.

3. Pergunte sobre suas expectativas

O próximo tópico a ser abordado numa entrevista com um desenvolvedor são suas expectativas em relação ao emprego buscado e atuação na área de TI: quais atividades ele espera desenvolver e seus objetivos como profissional para o curto, médio e longo prazo.

Essa visão nos mostra o preparo e comprometimento do candidato. Busque aqueles que têm uma visão clara do que querem e objetivos que se assemelham a conquistas possíveis dentro da empresa.

4. Avalie seu conhecimento do mercado

Questione sobre suas expectativas em relação ao mercado de TI, quais novidades e tendências ele acredita serem mais relevantes.

Isso mostra o quanto ele está atualizado sobre novidades e seu interesse em se manter informado — algo muito comum entre os melhores profissionais do mercado e uma característica que você deve buscar na área de TI, uma vez que ela está em constante mudança.

5. Entenda sua identificação com a empresa

Uma avaliação essencial para reduzir o turnover e não fazer contratações ruins para a empresa é entender se o profissional tem fit cultural com a empresa.

Para isso, você pode desenvolver uma série de questões sobre sua atitude em relação a determinadas situações que formam um questionário automático ou então levantar os pontos da cultura na conversa pessoal.

6. Faça um teste prático

Por fim, não deixe de aplicar um ou mais testes práticos durante sua entrevista com um desenvolvedor. Essa deve ser a avaliação prática de suas habilidades e conhecimento, mostrando como ele pode trabalhar de fato. Alguns exemplos de testes que podem ser usados são:

  • análise de códigos com problemas;
  • programação em tempo real;
  • exercício em quadro branco;
  • análise de códigos de outros desenvolvedores;
  • desenvolvimento de solução real.

Cada teste pode ser usado para avaliar habilidades diferentes. Use a ajuda dos gestores para identificar o que é essencial para a posição e qual seria o mais indicado como teste prático.

Essas dicas otimizam sua entrevista com um desenvolvedor e melhoram seu processo seletivo! E se você gostou de recebê-las, não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

RECEBA GRÁTIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *