Confira: 4 dicas para aprimorar a gestão de pessoas na sua startup

Tempo de leitura: 3 minutos

A gestão de pessoas em uma startup é fundamental para o seu crescimento e sucesso. Quando bem executada, assegura colaboradores mais motivados, proativos e comprometidos com os objetivos da empresa. Afinal, de nada adianta contratar funcionários de qualidade e não estimulá-los para que eles dêem sempre o seu melhor.

Por essa razão, é importante entender que uma boa gestão não se limita apenas à práticas operacionais, mas sim a uma reestruturação e implementação de novas práticas no dia a dia da empresa, tais como o investimento na qualidade de vida dos colaboradores, a otimização da comunicação interna, a construção de uma cultura organizacional forte e de uma marca empregadora, entre outros.

Com isso em mente, separamos 5 dicas para você aprimorar a gestão de pessoas na sua startup:

1 – Saiba delegar tarefas

Pessoas bem sucedidas não fazem todas as tarefas por conta própria: elas sabem como delegá-las. Uma característica de um bom líder é conhecer bem a sua equipe a fim de dividir as tarefas de acordo com as habilidades de cada um.

Dessa forma, o líder consegue se concentrar no que é essencial para o crescimento da startup, e amplia o desempenho da equipe, customizando o tempo e gerando bons resultados.

2 – Melhore a qualidade de vida no trabalho

A maioria das pessoas passam mais tempo do seu dia no trabalho do que em casa. Por essa razão, quando o ambiente de trabalho é estressante, é possível que ocorram conflitos interpessoais e que a produtividade da equipe seja prejudicada.

Uma boa solução para esse problema é o investimento no bem-estar dos funcionários. Fazer ações para motivá-los a ter uma alimentação mais saudável e praticar atividades físicas seria um bom diferencial. Além disso, fazê-los enxergar outros benefícios do trabalho além do salário pode aumentar significativamente a sua produtividade (tais como possibilidade de crescimento e desenvolvimento pessoal).

Pode parecer pouco, mas o simples reconhecimento de um esforço é um fator estimulante e pode fazer a diferença na execução de uma tarefa.

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3 – Faça reuniões constantes de feedback

Uma boa maneira de saber se o seu modelo de gestão está funcionando é por meio dos feedbacks dos seus funcionários. Sendo assim, uma prática interessante para a empresa seria uma reunião mensal de feedbacks com o seu time.

Por meio dessas reuniões, os gestores descobrem maneiras de ajudar a sua equipe a se desenvolver e podem dar um retorno aos funcionários sobre sua performance dentro da empresa. O principal objetivo é alinhar as expectativas e traçar planos de desenvolvimento a fim de trazer os melhores resultados para o time.

4 – Comemore todas as conquistas

Celebrar as pequenas vitórias do dia a dia faz você dar mais valor ao que conquistou. Também faz com que isso fique marcado e seja lembrado sempre, motivando-o a ir atrás de algo novo: novas metas e objetivos para ter sucesso no seu emprego e na sua vida pessoal. Afinal, de nada adianta trabalhar e cobrar resultado de toda a equipe se as conquistas não forem comemoradas, certo? Então comemore cada venda, cada meta batida e cada pedra no caminho que vocês conseguiram retirar juntos.

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