4 métricas que devem ser consideradas para a contratação de desenvolvedores

Tempo de leitura: 1 minuto

O processo de contratação de desenvolvedores é uma ação analítica e que demanda muito estudo dos candidatos a fim de contratar o melhor profissional. Por isso a definição de métricas é importante se você quiser sempre otimizar esse processo, identificando eventuais falhas e possíveis melhorias.

Porém, muitas vezes o tempo e o excesso de tarefas, faz com que os recrutadores deixem de lado o viés estratégico do processo e preencham a vaga com pressa, o que muitas vezes causa problemas futuros.

É importante que mesmo com o tempo curto, sejam separadas as principais métricas que serão avaliadas durante o recrutamento, por isso separamos aqui 4 indicadores imprescindíveis e mais usuais para contratação de programadores:

Candidatos qualificados por contratação

Quando um recrutador deseja contratar um desenvolvedor de software, ele não quer passar muito tempo analisando perfis de candidatos que não são qualificados para a vaga e entrevistando quem não está apto a preenchê-la, por isso é necessário sempre analisar a porcentagem de pessoas realmente qualificadas que estão sendo analisadas.

Caso a proporção esteja muito favorável aos que não tem um bom perfil técnico, devem ser feitos ajustes no processo. Canais de divulgação e bancos de talentos devem ser os primeiros a serem revistos, para que sejam filtrados apenas os melhores profissionais e consequentemente haja uma otimização do tempo e recursos da área de gestão de pessoas.

RECEBA GRÁTIS

Meio de contratação

A contratação de profissionais de TI se dá muito diferente de outras áreas. Desenvolvedores não frequentam sites em que você encontra profissionais de marketing ou vendas. Muitos não gostam de Linkedin, ou até mesmo não tem um perfil na rede, eles também não gostam de ligações espontâneas, sem um contato prévio (as chamadas cold calls). Você provavelmente irá encontrar os melhores desenvolvedores através de referências, ou através de plataformas especializadas em candidatos técnicos.

A métrica de canal de contratação deve ser analisada, pois através dela você consegue identificar de onde vieram seus melhores colaboradores. É muito importante se perguntar: Os meus melhores programadores chegaram por qual meio até a minha empresa? Qual canal me disponibiliza a melhor base de candidatos qualificados?

Satisfação do candidato

Além de dar um feedback transparente aos candidatos que participaram do seu processo seletivo, é preciso atentar-se a satisfação dessas pessoas ao participar dele. Uma excelente maneira de fazer isso é enviando um formulário a todos que participaram e colher também o seu feedback sobre o processo realizado. Fatores como: tempo, condução, metodologia e grau de satisfação devem ser mensurados.

É muito importante também que o desenvolvedor contratado responda as perguntas com transparência, assim o recrutador também terá o retorno de quem foi bem sucedido na contratação e ter boas métricas para aprimorar o processo.

Tempo para fazer a proposta

Depois de analisar muitos candidatos qualificados você encontrou o programador que deseja contratar! Mas ainda não fez uma proposta formal de emprego a ele. Os bons desenvolvedores de software não ficam muito tempo disponíveis no mercado, e estão sempre recebendo propostas de várias organizações. Por isso, quando você decide contratar o profissional, faça a proposta o mais rápido possível e não deixe que o profissional vá para a concorrência, fazendo você recorrer a segunda opção.

É muito importante atentar-se a essas métricas e realizar um processo que agrade os desenvolvedores e seja produtivo para a empresa e a área de RH. Quer saber mais sobre contratação de desenvolvedores? Acesse nossos materiais gratuitos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *