Medição de trabalho: saiba o que significa e qual sua importância

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Um gestor precisa que todos os setores da empresa estabeleçam processos eficientes, para que as demandas sejam atendidas dentro de um período de tempo considerado ideal. E a medição de trabalho é fundamental para que isso seja implementado, dando o aval de que os melhores métodos e abordagens estão sendo utilizados.

A padronização é uma importante base para que toda a equipe de trabalhadores seja guiada, sabendo exatamente como deve atuar para ter o máximo de eficácia em seu desempenho. Assim, será possível produzir o necessário dentro do tempo disponível na jornada de trabalho.

Parâmetro para gestão

Para a atuação do gestor, a medição do trabalho também é importante no que diz respeito à avaliação do desempenho dos colaboradores. Sabendo exatamente o que se pode esperar de cada um deles, é possível mensurar se estão próximos ou abaixo desse padrão esperado.

Cabe ao gestor avaliar as situações, levando em conta o contexto. É inviável cobrar o máximo de desempenho de um trabalhador se, por exemplo, ele não tem as condições adequadas para desenvolver suas demandas e obrigações.

Há também o bom senso ao analisar outras limitações ou até uma performance ligeiramente abaixo do que é esperado. Com base nesses dados, o gestor pode cobrar uma melhora no trabalho, sempre questionando ao funcionário o que pode fazer para ajudá-lo a atingir o máximo de seu potencial.

Planejamento da empresa

Diante de um resultado expressivo e preciso em relação ao tempo necessário para exercer trabalhos específicos, fica mais fácil realizar um planejamento em torno disso. Assim, a empresa consegue prever como será o desempenho a longo prazo, já que tem dados que servem como base.

Direcionar tais informações a cada um dos setores faz com que tenham a capacidade de definir, conscientemente, o que é esperado em relação ao desenvolvimento das demandas pertinentes, sabendo o que seus colaboradores conseguem desempenhar.

Dessa forma, o resultado da medição de trabalho para a empresa vem em forma de dados valiosos sobre o que seus funcionários são capazes. Como isso está diretamente relacionado ao sucesso do negócio, as informações são válidas para a definição de um planejamento de longo prazo.

Os métodos para observar o desempenho da equipe

Agora que já vimos como a medição de trabalho pode ser eficiente para uma companhia, é fundamental saber como realizá-la. É preciso observar o desempenho do trabalhador, analisando como as demandas estão sendo conduzidas e levando em consideração a capacidade de desenvolvê-las dentro de um determinado tempo.

Os principais métodos para fazer a medição são: por amostragem, tempos pré-definidos e cronometragem. Veja, a seguir, mais informações sobre cada um deles.

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Amostragem

A amostragem consiste em uma livre observação dos trabalhadores realizando suas atividades, sem nenhum tipo de influência sobre isso. Diante do que foi visto, é feita uma análise detalhada, levando-se em consideração todos os fatores que influenciam no tempo gasto para a conclusão da tarefa.

Após essa análise, é estabelecida uma estimativa de qual seria o tempo necessário para que o colaborador exerça essa demanda em seu cotidiano de trabalho. Devem ser levadas em consideração as necessidades que cada pessoa tem, especialmente as físicas e fisiológicas, assim como as de pequenos intervalos para repouso.

Cronometragem

Nesse método, é cronometrado o tempo que o trabalhador leva para executar a demanda em questão, sempre parando a contagem em intervalos naturais, que são necessários entre o término de um processo e o início de outro.

Para que os resultados sejam precisos, é importante repetir essa cronometragem algumas vezes. Assim, é possível observar qual é o tempo médio necessário para realizar o trabalho e, assim, definir um padrão adequado e justo.

Tempos predefinidos

No método de tempo predefinido, o trabalhador é observado enquanto realiza a atividade, mas já com um tempo determinado previamente pela empresa. Entende-se que aquele seja um período justo para a execução adequada da demanda.

Diversas observações são feitas nesse método. A empresa pode sugerir que o funcionário realize tais atividades de maneiras mais eficientes, para a obtenção de melhores resultados — que se encaixem no que foi predefinido como o ideal.

Os indicadores mais usados para avaliar colaboradores

Tão importante quanto medir a eficiência do trabalho dos colaboradores é avaliá-los dentro de indicadores que tenham relevância diante do quadro da empresa. A partir desses resultados, a companhia pode colher resultados e ter uma visão analítica sobre eles, propondo mudanças ou confirmando os métodos utilizados.

Indicadores de qualidade

Esse é o medidor mais objetivo e claro. Ele avalia se o resultado entregue pelo trabalhador é o esperado, ficando dentro dos padrões do negócio. Quando se trata de produtos, são observados pontos como: avarias, acabamento e o cuidado com a execução do trabalho.

Indicadores estratégicos

Nesse estágio, é avaliado como o desempenho atual dos colaboradores na realização de suas obrigações está trazendo resultados em relação ao que foi planejado pela organização. Quanto mais próximo, mais positivo é o indicador.

Indicadores de produtividade

Esse indicador faz uma avaliação sobre quanto o trabalhador consegue produzir dentro de sua jornada de trabalho. Certifica-se, ainda, se ele está mantendo um nível de atividade satisfatório.

Indicadores de turnover

Constantes saídas e entradas de funcionários? Esse problema pode ter origem dentro da própria companhia. É preciso avaliar o que está levando a tantas demissões e mudanças de colaboradores. Esse processo é prejudicial à empresa, já que um novo funcionário precisa de um período de adaptação, o que pressupõe um período de menor produtividade.

A medição de trabalho é um dos conceitos mais importantes para avaliar desempenhos. Trata-se de uma importante ferramenta para que gestores ofereçam boas condições a seus funcionários e, também, possam exigir desempenhos condizentes.

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