Como atrair desenvolvedores por meio do employer branding?

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Você sabe como conduzir sua estratégia de employer brandig focada em profissionais de TI? Confira algumas dicas:

Uma boa empresa se faz com bons colaboradores. Parece clichê, mas essa máxima é cada vez mais real. Corporações que se preocupam com seus trabalhadores encontram neles não apenas uma força de trabalho — mas pessoas que se envolvem com o que fazem, que se sentem valorizadas e que, cada vez mais, promoverão a empresa espontaneamente.

Por isso, é evidente a necessidade de investir no employer branding de uma empresa. Essa pode ser uma importante ferramenta para manter desenvolvedores satisfeitos.

Quer entender mais sobre essa técnica? Continue lendo este post! Descubra o quanto ela é importante e como aplicá-la na área de Tecnologia da Informação (TI) de uma corporação! Vamos lá?

O que é employer branding?

O employer branding é uma estratégia de gestão de pessoas na qual o objetivo é não apenas construir, mas também manter a boa imagem de uma empresa.

No entanto, diferentemente de outras estratégias organizacionais, essa tem como foco os colaboradores e não os clientes. Com ela, busca-se mostrar que uma instituição é uma boa empregadora e que trabalhar nela é sinônimo de bem-estar e realização.

Apesar de não ter relação direta com o cliente, essa estratégia o influencia indiretamente. Isso porque o employer branding contribui positivamente, uma vez que favorece a percepção que as pessoas têm sobre a marca.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Contratar os melhores profissionais do mercado, principalmente na área de TI, pode ser uma tarefa difícil para as empresas. Pessoas altamente qualificadas possuem, de uma maneira ou de outra, maior poder de escolha.

Elas preferem trabalhar em instituições que ofereçam melhores benefícios. Mais do que o salário, muitas buscam locais nos quais sejam valorizadas. Por isso, ser um ótimo lugar para trabalhar, muitas vezes, está no topo dessa lista.

Dessa forma, aplicar técnicas de employer branding é uma boa maneira não só de recrutar profissionais cada vez melhores para uma organização, mas também de ajudar a manter satisfeitos aqueles que já trabalham nela.

Outras vantagens dessa estratégia estão no aumento da produtividade da empresa, além da melhoria do relacionamento interno, pois se trata de uma técnica que mantém os colaboradores engajados no trabalho que realizam.

Quais são as principais práticas de employer branding?

Oferecer um ambiente de trabalho agradável

Promover um bom ambiente de trabalho, além de favorecer a produtividade, é também uma maneira de trazer bem-estar a quem está ali diariamente — e com profissionais da área de TI isso não é diferente.

Por isso, é importante, sempre que possível, oferecer benefícios como lanches, confraternizações e, por que não, possibilidades de home office. Dada a complexidade do trabalho de um desenvolvedor, essas podem ser formas de mantê-lo satisfeito com a organização na qual trabalha.

Reconhecer um serviço bem-feito

O trabalho realizado por alguém da área de TI ajuda muito na rotina de uma empresa. Então, nada mais justo do que deixá-lo ciente da sua importância e valorizar pequenas atitudes.

Então, é fundamental elogiar o desenvolvedor, deixando evidente o quanto seu trabalho é indispensável. Afinal, quem não gosta de se sentir reconhecido? Ver profissionais de uma instituição satisfeitos é um dos motivos pelos quais outros procurarão aquele lugar para trabalhar.

Estabelecer um bom canal de comunicação

Em toda empresa, é sempre importante que haja uma constante e mútua troca de informações, mantendo o bom convívio e colaboradores alinhados na empresa. O trabalho de um desenvolvedor, por exemplo, pode parecer complexo para quem não é da área — e é aqui que entra a importância de um bom canal de comunicação.

Se isso parecer um pouco difícil, tenha em mente que essa é uma estratégia de resultados em longo prazo e que deve ser incentivada em toda a organização. Se há união, é provável que os frutos sejam colhidos conjuntamente. Afinal, bom ambiente de trabalho, reconhecimento e boa comunicação podem e devem ser tarefas diárias de todos.

Agora que você entendeu mais sobre employer branding, que tal conhecer alguns testes para recrutamento de desenvolvedores?

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