Como a cultura corporativa pode gerar maior engajamento? Entenda:

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Na hora de contratar um profissional de Tecnologia da Informação (TI) de uma empresa, é essencial observar se ele possui o conhecimento necessário para a vaga, claro. Porém, de nada adianta ter na equipe um colaborador qualificado, se ele não atende à cultura corporativa, concorda?

Por isso, esse deve ser um dos quesitos observados nos processos de seleção. A cultura corporativa como geração de engajamento é uma realidade e, caso seja negligenciada, pode afetar negativamente o dia a dia na empresa.

Neste post, vamos mostrar o que é cultura corporativa e qual sua importância para se ter colaboradores cada vez mais engajados. Confira!

O que é cultura corporativa?

Também conhecida como cultura organizacional, é definida como o conjunto de valores, crenças, comportamentos e objetivos considerados adequados para uma organização. É responsável pela formação de um ambiente social e psicológico interno.

Trata-se do pilar de uma empresa, pois norteia o trabalho e garante que ele contribua para o alcance dos objetivos comuns. Dessa maneira, visando o crescimento constante, é fundamental contratar profissionais que possuam fit cultural com a organização.

Proatividade, autocontrole e capacidade de trabalhar em equipe são alguns exemplos de características comumente avaliadas e adequadas à cultura corporativa de muitas empresas.

A escolha de candidatos com atributos predeterminados pode despertar neles um sentimento de identificação com os valores e propósitos da organização. Essa identificação é o que chamamos de engajamento.

Afinal, por que o engajamento é importante?

Profissional engajado é sinônimo de produtividade! Quando um colaborador se identifica com a marca em que trabalha, se vê mais entusiasmado e disposto a realizar suas atividades. E o resultado é claro: crescimento não só do trabalhador, como também da empresa.

Não se deve esquecer, ainda, que colaboradores motivados, além de permanecerem por mais tempo numa organização, são importantes auxiliares no marketing. Engajados, eles disseminam a boa imagem da marca para a qual trabalham.

Como ter uma cultura organizacional que promova engajamento?

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Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é um importante instrumento da gestão estratégica de pessoas. É capaz de investigar, entre outras coisas, o grau de satisfação dos colaboradores em relação aos colegas, ao ambiente de trabalho e até mesmo à própria atividade exercida.

Por isso, permite entender se a cultura corporativa está favorável ao trabalho de um profissional de TI, por exemplo, por meio de um diagnóstico realista do seu nível de motivação e engajamento. A partir disso, é possível executar ações estratégicas.

Eventos motivadores

Eventos como palestras ou cursos, além de contribuírem para a formação dos colaboradores, fazem com que eles percebam os benefícios da cultura corporativa à qual estão inseridos.

Com isso, tem-se profissionais mais motivados a realizarem seu trabalho de maneira aprimorada e estimulados a bater uma meta, por exemplo.

Objetivos claros e tangíveis

Exercer uma atividade sem saber aonde se quer chegar pode ser motivo para desmotivação e falta de engajamento. Além disso, o estabelecimento de metas impossíveis de serem alcançadas é o principal responsável pela sensação de esforços realizados em vão.

Assim, é importante que um trabalho seja sempre norteado por objetivos claros e tangíveis, fundamentais numa cultura corporativa.

Canais internos de comunicação

A comunicação interna é essencial para manter uma boa cultura corporativa e colaboradores engajados. Jornais internos, boletins e caixa de sugestões são algumas das ferramentas que possibilitam que as informações circulem dentro de uma organização.

A importância disso está no fato de que o engajamento diz, também, acerca do conhecimento sobre a instituição em que se está inserido e sobre estar a par do que ocorre dentro dela.

Feedbacks construtivos

Trabalhos como os realizados por desenvolvedores são indispensáveis no contexto organizacional. Por meio da tecnologia, eles facilitam a execução de atividades essenciais à empresa.

Dada tal importância, é imprescindível dar feedbacks construtivos ao colaborador da área de TI. Assim, ele entenderá a dimensão da atividade que realiza — o que promove engajamento — e saberá o que deve ou não melhorar.

O sucesso de uma empresa depende de uma boa cultura corporativa e, consequentemente, de colaboradores engajados. Assim, o trabalho se torna ainda mais fluido e o crescimento cada vez mais palpável.

Agora, que você entendeu a importância da cultura corporativa como geração de engajamento, deixe seu comentário e conte para nós quais estratégias você aplica na gestão de pessoas!

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