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Um dos principais desafios da área de Recursos Humanos é reduzir custos em recrutamento e seleção, ao mesmo tempo em que se esforça para encontrar os melhores profissionais do mercado e realizar um bom processo de contratação para a empresa.
Os benefícios da redução de custos são muitos: além de otimizar suas ações, o RH se torna mais lucrativo para a empresa — o que gera melhores resultados. Para isso, a área pode diminuir o tempo de seus processos ou fazer alterações na maneira como os executa. Independentemente da forma escolhida, é importante dedicar tempo a essa mudança.
Com o intuito de ajudar você nessa tarefa, colocamos abaixo 8 dicas para reduzir custos em recrutamentos durante o seu processo seletivo. Confira:
1. Conheça detalhadamente a empresa em que atua
A primeira dica é fazer um bom planejamento antes de começar seu processo de recrutamento. Para isso, é fundamental conhecer bem o negócio e suas necessidades em relação aos colaboradores, sendo capaz de determinar qual o perfil do profissional que deve ser contratado.
O ideal é que, quando uma vaga surgir na empresa, tanto o RH quanto a gerência definam os motivos da contratação e as características necessárias a esse cargo. Assim, a equipe de recrutamento pode criar um bom job description — fundamental para realizar contratações certeiras.
2. Faça seleções internas para reduzir custos em recrutamentos
Com o perfil em mãos, antes de ir ao mercado buscar por candidatos, é preciso identificar se não há, dentro da própria empresa, pessoas capacitadas para a posição. Essa prática é inteligente porque reduz os custos de boa parte de um processo seletivo — como a contratação de canais de comunicação externos para divulgação de vaga e testes de fit cultural e técnico.
A vaga criada pode ser divulgada pelos canais de comunicação internos da empresa, e o processo pode contar com indicação de gestores e entrevista pessoal, reduzindo o tempo para seleção e os custos totais do processo.
Além disso, esse é um método inteligente para vagas de posições altas, que necessitam de profissionais especializados — normalmente mais difíceis e custosos de encontrar no mercado.
Ao promover um desenvolvedor pleno para sênior, por exemplo, você economiza e também aumenta a satisfação dos seus colaboradores, que enxergam chances de crescimento no time.
3. Adote uma plataforma de recrutamento
Se não há um funcionário interno que possa ocupar a vaga oferecida, a busca no mercado é indispensável. Desse modo, é válido contar com a ajuda da tecnologia, utilizando uma plataforma de recrutamento que auxilie a empresa a identificar os melhores perfis e profissionais no mercado.
O ideal é buscar um ambiente focado em recrutamento, que use alguma tecnologia eficiente para otimizar o processo. Existem diferentes opções no mercado que contribuem para a automação das atividades da área.
Automatizar processos de RH é uma prática muito inteligente para reduzir custos e aumentar a eficiência de toda a operação. Essa técnica permite que o time foque mais em atividades estratégicas do que em tarefas repetitivas e burocráticas que, muitas vezes, atrasam todo o processo de seleção.
O uso de um software para automatização do RH promove muitos outros benefícios para a empresa — que são importantes para que ela siga as tendências do mercado —, criando um time com papel mais estratégico e que contribua efetivamente para bons resultados da organização.
4. Invista no recrutamento a distância
Outra dica importante para reduzir custos é usar a internet e as diversas ferramentas tecnológicas para realizar o processo recrutamento a distância, ou seja, executar total ou parcialmente as atividades de seleção.
É possível, por exemplo, aplicar testes técnicos pela internet, com o auxílio de plataformas digitais. Além de cortar os gastos de uso de sala e equipe para elaborar, aplicar e corrigir testes presenciais, o time também reduz o tempo de execução do processo, já que eles podem ser aplicados de forma remota.
Além dos testes, entrevistas técnicas e introdutórias também podem ser feitas de forma virtual, usando, por exemplo, o Skype. Essa prática reduz os custos de reservar sala e facilita o processo — uma vez que há flexibilidade para executar as entrevistas.
Além disso, essa estratégia também melhora a experiência de seleção para os candidatos, já que eles não precisam se deslocar até a empresa para realizar as atividades do processo.
5. Faça teste de fit cultural
Não se esqueça de incluir testes de fit cultural no seu processo seletivo. Esses testes auxiliam a identificar qual profissional possui características e valores alinhados aos da empresa, para que sua atuação faça sentido dentro da equipe.
Isso é importante porque profissionais sem o perfil compatível com a cultura da corporação tendem a ficar insatisfeitos na equipe, o que afeta a produtividade geral. Eles chegam querendo mostrar resultados e dar o máximo de si, mas suas estratégias e pensamentos não comungam com os que a empresa busca implantar.
Esse tipo de problema gera estresses e confrontos desnecessários, minando a produtividade da equipe e dando margem a vários outros problemas. Ademais, esses profissionais têm propensão a abandonar o cargo com facilidade, aumentando o turnover do negócio — um custo que deve ser evitado.
6. Considere a contratação de profissionais remotos
Além do recrutamento a distância, é possível considerar a contratação de profissionais remotos, ou seja, que não realizarão suas atividades dentro do ambiente corporativo, mas de suas casas. Essa é uma tendência no mercado de trabalho, principalmente para desenvolvedores e profissionais de TI que usam majoritariamente seus computadores para realizar suas tarefas.
A prática permite procurar colaboradores sem barreiras geográficas, aumentando o leque de opções para a vaga. Além disso, como ele não estará fisicamente na empresa, é possível reduzir custos com:
- equipamentos;
- espaço de trabalho;
- deslocamento etc.
7. Divulgue sua marca no mercado
Empresas conhecidas no mercado investem menos em ferramentas de atração de candidatos, já que seu próprio prestígio e reconhecimento chamam a atenção dos profissionais — que se candidatam espontaneamente para trabalhar nelas.
Portanto, é fundamental investir em ações de employer branding e reconhecimento de marca, que aumentam o interesse no ambiente de trabalho da organização. Para isso, além das ações internas com o time, é preciso estar presente nas comunidades e locais onde os profissionais mais procurados estão, como grupos de discussão e eventos temáticos, por exemplo.
8. Use canais de comunicação de forma estratégica
Por fim, em vez de buscar candidatos investindo, sem estratégia, em diversos meios de comunicação, use dados e aumente a eficiência dessas atividades adotando uma ferramenta que armazene informações sobre uso dos canais de comunicação (com dados sobre possibilidades de investimento e conversão). Assim, você investe seu orçamento de maneira inteligente.
Use essas dicas para otimizar o processo de contratação na sua empresa. Lembre-se de que é necessário ter um método bem estruturado e uma visão muito clara dos candidatos adequados ao perfil cultural da empresa e das vagas em aberto. Assim, você evita, de uma vez por todas, selecionar as pessoas erradas para o seu time.
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