Job description: qual a sua importância na seleção de talentos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você trabalha com recrutamento e seleção, sabe que a busca pelos melhores profissionais do mercado é um desafio cada vez mais acirrado. Como uma estratégia de diferenciação, muitas empresas estão investindo no job description das vagas para conquistar esses talentos.

Com o uso da internet na procura de oportunidades no mercado, candidatos se deparam com diversas descrições de vagas todos os dias. Nesse meio, é importante se destacar e convencer que a sua empresa é a melhor opção para eles.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre o que é o job description de uma vaga, a importância de uma descrição bem-feita e como implementar a prática na sua empresa! Confira:

Afinal, o que é um job description?

O job description ou descrição de vaga (como também é conhecido no Brasil) nada mais é do que a descrição de uma vaga de emprego, usada para informar ao candidato o perfil ideal para a empresa, suas exigências e quais atividades o profissional contratado executará.

Diferente do que muitos pensam, o job description deve ser feito com muita atenção e dedicação, porque representa o primeiro contato do candidato com a vaga, e é o que desperta seu interesse para ela.

Qual a importância do job description para a empresa?

Uma boa descrição de vaga pode ser a diferença entre o candidato decidir por se aplicar para o cargo ou não. No meio de tantas opções, os melhores profissionais buscam por descrições que sejam informativas e inspiradoras, apresentando desafios interessantes em empresas que possuem potencial no mercado.

Além disso, o job description também é responsável por informar o que é necessário para ser elegível para a vaga, como nível de escolaridade, especializações e experiências anteriores, o que cria um filtro para o processo seletivo, permitindo que os candidatos que não se encaixam nas exigências não se candidatem, reduzindo o tempo de seleção e os custos do processo.

Como criar um bom job description?

Como falamos, o job description precisa conquistar o candidato e garantir uma boa experiência no processo de contratação. Para isso, alguns itens são essenciais para criar uma boa descrição de vaga.

Defina os objetivos e responsabilidades do cargo

Começando com o básico de uma descrição de vaga, é necessário definir o cargo do profissional na empresa, área de atuação, as atividades que o funcionário executará, suas responsabilidades e os objetivos buscados com suas atividades.

Apresente as qualificações da posição

Após a definição da vaga, é importante apresentar os pré-requisitos dela. Isso permite que apenas os candidatos corretos se apliquem para a posição. Nessa lista, devem estar presentes as especificações de experiência necessária, nível de escolaridade, habilidades técnicas e também comportamentais.

Coloque uma breve descrição sobre a empresa e equipe

É importante incluir uma descrição da empresa para apresentar o segmento e tipo de trabalho nos quais o colaborador participará. Inclua a missão da empresa, seus diferenciais de mercado e itens de sua cultura corporativa.

Inclua informações de logística de trabalho e benefícios

Por fim, um item que auxilia o candidato e muitas vezes é analisado como um benefício: é indicada a inclusão dos aspectos da logística de trabalho da vaga, como a localização da empresa, acessibilidade e flexibilidade de atuação. Além disso, inclua itens como faixa salarial, incentivos e benefícios oferecidos.

RECEBA GRÁTIS - RHTECH

Use essas dicas para criar suas descrições de vaga e seu processo seletivo será mais assertivo, melhorando a experiência dos candidatos e atraindo os melhores talentos do mercado para sua empresa!

Gostou de saber sobre o que é job description e como ele é importante para o seu processo de recrutamento? Quer receber mais dicas como essa? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook para receber nossas publicações direto no seu feed de notícias!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *