RH Tech: Os impactos da transformação digital no RH

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje em dia a tendência é que os processos dentro de uma empresa se modernizem cada vez mais em todos os setores. E o RH não poderia ficar de fora dessa modernização. A expressão RH Tech começou a ser utilizada atualmente para nomear um setor de RH incorporado às novas tecnologias.

Muitos aplicativos, ferramentas modernas e softwares têm aparecido para otimizar processos seletivos e melhorar os resultados em geral. As vantagens de possuir um RH Tech são diversas, e os impactos dessa transformação digital no RH são muito benéficos para a empresa de um modo geral.

Quais são os impactos do RH Tech?

Automatização do setor operacional

Com a transformação digital no RH não será mais necessário que o departamento gaste horas e horas em processos burocráticos que precisam ser administrados (como folhas de pagamento, férias, faltas, benefícios, entre outros) pelo setor operacional.

O ideal é que os profissionais dessa área possam agilizar esses processos ao utilizar softwares que facilitem esses trabalhos operacionais, auxiliando na economia de tempo e energia do departamento.

Ao retirar o peso dessa série de tarefas burocráticas dos profissionais do RH, sobra mais tempo para que eles se capacitem e possam se dedicar a fazer um trabalho de gestão comportamental da equipe, além de se empenhar em atividades estratégicas deixarão os recursos humanos estejam alinhados aos objetivos da empresa.

Definição de métricas para o departamento

Assim como todo departamento que executa algum tipo de gestão, o RH possui as suas próprias métricas. Elas vão sendo geradas à medida que as tarefas são realizadas, e produzem dados de grande valor para as empresas.

O setor recebe relatórios de indicadores de performance e produtividade, que auxiliam a identificar condições que geram resultados satisfatórios, possibilitando a adoção de ações que possam melhorar o desempenho dos colaboradores.

Alguns exemplos são a avaliação da produtividade individual de colaboradores ou da equipe em geral, avaliação da efetividade de treinamentos e a descrição do melhor perfil para vagas em aberto. Esses dados impactam na remodelagem do ambiente de trabalho e nos processos de seleção de pessoas.

Implementação de ferramentas inovadoras

É impossível falar de RH Tech e não mencionar ferramentas e softwares inovadores. A cada dia que passa surgem novas ferramentas com finalidades diversas e que tem em comum o propósito de otimizar o tempo do profissional.

Um ótimo exemplo é a plataforma da Vulpi para recrutamento e seleção de desenvolvedores, onde os candidatos se inscrevem, realizam testes e são filtrados pelo sistema. A candidatura só chega ao RH quando ele demonstra estar apto para o cargo, segundo uma série de pré-requisitos definidos.

RECEBA GRÁTIS O E-BOOK - RHTECH

Como os profissionais do RH podem participar dessa transformação?

A transformação digital proporciona muitas opções tecnológicas para as empresas, sendo assim, não faz sentido que elas continuem operando da mesma forma. Por meio do RH Tech, as organizações podem implementar soluções que aumentam significamente a produtividade e assim, podem adotar uma postura mais estratégica.

Veja o que os profissionais do RH podem fazer para acompanhar essa transformação:

– Proporcionar mudanças na jornada de trabalho, adotando horários flexíveis ou de forma remota (o que pode aumentar a produtividade e satisfação do colaborador, além de reduzir custos);
 Conforme a tecnologia executa as tarefas operacionais, os profissionais adquirem mais tempo para realizar a análise dos dados e aprimorar as suas estratégias. Ou seja, sobra mais tempo para o RH identificar padrões de comportamento e desempenho, e melhorar a área estratégica e analítica do RH;
Aproximar-se das áreas de TI a fim de se familiarizar com as novas ferramentas e softwares adotados pela empresa (essa proximidade permitirá a visualização de dados, a intervenção em projetos e a melhoria dos resultados da equipe);
Adaptar-se às novas ferramentas que substituem a papelada burocrática.

Olha só essa dica para começar:

A Vaipe é uma plataforma que automatiza as melhores práticas de Gente e Gestão, como avaliação de performance, pesquisa de clima organizacional, termômetro de engajamento de colaboradores e monitoramento de influenciadores corporativos.

Por meio do software de recursos humanos da Vaipe, as empresas transformam seu RH em digital e, além disso, têm acesso em tempo real aos resultados com comparação de mercado e aos dados de todo o time em uma única plataforma.

Tudo isso permite tomadas de decisão estratégicas sobre a jornada do colaborador para criar uma cultura de alta performance!

Os profissionais do RH possuem um cenário cheio de desafios e inovações pela frente. Eles devem aproveitar essa oportunidade e para a nova geração da área se destacar e assumir o papel estratégico que o RH deve cumprir.

De que outras maneiras você acha que o RH Tech impacta no departamento de recursos humanos? Conta pra gente! E não deixe de ficar por dentro dos nossos próximos conteúdos no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *