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O profissional de RH é fundamental para o bom funcionamento da empresa. É seu dever contratar novos funcionários para compor o time da organização e zelar pelo bem estar, satisfação e produtividade de todos os colaboradores da organização.
Para isso, o gestor de Recursos Humanos deve se preocupar em tratar os valores da empresa e seus funcionários da melhor maneira possível, garantindo que eles estejam dando o seu melhor no trabalho, para que assim o time como um todo consiga alcançar os melhores resultados, dentro desse mercado competitivo e exigente.
Pensando nisso, listamos as características fundamentais de um bom profissional de RH. Confira:
Iniciativa
O profissional de RH deve ter iniciativa, saber fazer acontecer com o que ele tem disponível no momento. Ele deve procurar resolver problemas em vez de reclamar sobre eles ou “empurrá-los” para terceiros; se preocupar com a qualidade do que faz (mesmo nas tarefas mais simples), e sempre sair da zona de conforto, buscando novos caminhos.
Liderança
Não esperar ordens de terceiros para se mover: Fazer em primeiro lugar. Um bom líder sabe motivar as pessoas a fazerem algo, tanto por ações, quanto por exemplos e palavras. Ele busca sempre ser proativo e auto motivável.
Inovação
Buscar apresentar novas ideias, ser criativo e procurar por novos métodos de trabalho que possam melhorar ainda mais o dia a dia da empresa.
Boa gestão de tempo
O cotidiano de uma empresa é cheio de atividades para os colaboradores. Sendo assim, os gestores de RH devem saber gerenciar bem o seu tempo. Isso ajuda a lidar com o inesperado, evita o estresse e maximiza a produtividade, garantindo assim um aproveitamento máximo dos funcionários.
Boa comunicação
Saber se comunicar é uma arte. Um bom profissional de RH deve saber se expressar bem, e ser capaz de saber ouvir o próximo (já que o seu trabalho envolve diretamente outros funcionários da empresa).
Motivação
O gestor de Recursos Humanos deve se comprometer a motivar os funcionários da empresa conforme suas necessidades, procurando entender o que faz cada colaborador se sentir melhor para cumprir as suas tarefas. Isso deixa a equipe mais engajada e melhora os resultados das tarefas diárias.
Acessibilidade
Um líder inacessível que fica atrás de uma porta fechada e só dá as caras para cobrar resultados do time está condenado ao fracasso. Ao ser acessível, o gestor passa a ter a oportunidade de conhecer melhor os seus funcionários e dessa maneira pode ajudá-los a conseguir melhores resultados para a empresa.
Organização
“Organizar” as tarefas, a mesa e a equipe deve ser uma atitude constante para um líder de Recursos Humanos. Os funcionários da empresa devem perceber que todas as tarefas do setor fluem de maneira organizada, e que prazos e metas pré-determinados são cumpridos, para que eles andem em dia com as suas próprias metas também.
Ética
Um gestor ético trata a todos os seus colaboradores com igualdade, sem favoritismos. Ele demonstra (por meio de suas atitudes) que respeita as políticas e normas internas da organização em que trabalha, e jamais irá exigir que um subordinado cumpra uma regra que ele desconsidera.
Ser um bom mediador
O profissional de RH deve ter muito jogo de cintura para lidar com eventuais situações de conflito entre os colaboradores. Saber escutar as reclamações e dúvidas das partes envolvidas e não permitir desrespeito entre elas é uma característica fundamental de um bom mediador.
Saber trabalhar em equipe
Saber se relacionar de forma harmoniosa com seus colegas de trabalho, sendo sempre prestativo, cooperativo e paciente (com um propósito em comum) são características de uma pessoa que sabe trabalhar bem em equipe. Essa pessoa tem muita empatia pelo outro e sabe delegar tarefas.
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