Tempo de leitura: 4 minutos
Um novo ano vem chegando e as tendências de tecnologia para 2018 podem revolucionar o mercado! Confira:
Quem trabalha na área de tecnologia da informação sabe que foi uma das áreas menos afetadas pela crise financeira no Brasil. Os desenvolvedores de software e gestores de TI tem encontrado menos problemas para recolocação no mercado quando comparado a outras áreas, apesar de sim, ter havido uma pequena retração.
Com sinais visíveis da retomada da economia em 2018 é provável que a quantidade de pessoas qualificadas nesse mercado não seja a suficiente para suprir toda a demanda. O mercado se tornará muito fértil para os candidatos e concorrido para as empresas.
Segundo Antonio Loureiro, CEO da Conquest One “Vai faltar gente em todas as áreas da tecnologia”.
Com essa crescente vamos abordar algumas tecnologias e cargos que são tendências de tecnologia para 2018.
Tendências de tecnologia para 2018
1 – Inteligência Artificial
Uma pesquisa de 2017 feita pela empresa americana Gartner, constatou que 59% das organizações estão reunindo informações a fim de construir sua inteligência artificial. Além disso a pesquisa constatou muitas startups trabalhando com esse tipo de tecnologia.
Por isso a criação desses sistemas que aprendem de maneira autônoma será um grande diferencial competitivo para as empresas que vendem esse tipo de inteligência.
2 – Intelligent things
A internet das coisas já é uma realidade no mercado mundial. A tendência é que cada vez mais nossos objetos do cotidiano estejam uns conectados aos outros, e eles possam ser controlados à distância.
As tendências de tecnologia para 2018 trazem os conceitos de casas inteligentes e carros autônomos cada vez mais avançados, e presentes em nosso cotidiano.
3 – Framework React
A linguagem de programação criada pelo Facebook vem ganhando muita notoriedade. Esse framework Javascript ganhou ainda mais força depois do lançamento do React Native, framework para desenvolvimento híbrido de aplicativos Android e IOS, que possibilita uso de recursos nativos e o abandono de web app.
4- Chatbots
Os chatbots estão cada vez mais populares. Esses chats que utilizam Inteligência artificial tem incontáveis casos de uso. Desde um atendimento automatizado, e-commerce por chatbot, ensino e aprendizado até onde for capaz de ir a imaginação do ser humano.
Por isso estima-se que até 2020, 85% das interações entre empresa e consumidor será por chatbot. Assim, em 2018 será uma tecnologia com uma boa crescente e mercado.
5 – Big data & data science
A análise de dados para entender padrões e tendências de consumo, vem sendo muito explorada no mercado. O uso de Inteligência artificial para análise desses dados está em constante avanço, aumentando assim o potencial de negócios e benefícios, tanto para o consumidor com produtos mais ajustados, quanto para as empresas com melhores resultados.
Ramos da TI em alta para 2018
1-Engenheiro ou cientista de dados
Um cientista de dados unem o conhecimento de negócios, tecnologia e percepção estatística. Esse profissional é considerado a nova geração de especialistas em análise de dados.
As principais características desse profissional são os conhecimentos matemático, estatístico, processamento de linguagem de hardware, software e business.
2- Analista de BI (Business Intelligence)
Também ligado a dados e análises, o analista de business inteligence tem o objetivo de identificar problemas e oportunidades de negócio. Ele modela os dados que serão extraídos, tratados e transformados.
Esse perito deve realizar com competência a troca de informaçẽos entre a área técnica e de negócios e manipular os dados focados nos objetivos da empresa.
3- Desenvolvedor de aplicativos
Apesar da tecnologia não ser extremamente recente ainda faz parte das tendências de tecnologia para 2018, o desenvolvimento de aplicativos ainda está em alta no mercado. Novos aplicativos para resolver nossos problemas do dia a dia estão cada vez mais presentes em nossos smartphones, que, como consequência, tem cada vez mais memória interna.
Esses profissionais devem ter um conhecimento tanto de tecnologias para desenvolvimento front-end, quanto para desenvolvimento back-end, sendo que como citado, o conhecimento de React Native será um diferencial.
4- Scrum Master
O uso das metodologias ágeis de desenvolvimento de software tem se disseminado cada vez mais, e, inclusive se expandindo para outras áreas das organizações.
Para ocupar esse cargo o colaborador precisa de, além do conhecimento em tecnologia, saber lidar com outras pessoas e ter boa comunicação. Algumas organizações também exigem a certificação em metodologia ágil.
5- Gerente de TI
Esse profissional dá o direcionamento da empresa, em relação à utilização de tecnologia, dados e infraestrutura.
Conhecimentos em tecnologia da informação, desing, operações e negócios, são características essenciais para esse cargo.
O ano que vem promete para o mercado tecnológico! Conte com a Vulpi para encontrar os melhores desenvolvedores de software do mercado para a sua empresa.