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Ter equilíbrio emocional é essencial para conseguirmos alcançar nossos objetivos e metas que foram traçadas, e a realizar o que foi planejado. Dentro de uma empresa, notícias boas e ruins chegam a todo momento, sem data e hora marcada. Diante disso, como auxiliar o colaborador a manter o equilíbrio emocional ao se deparar com momentos de dificuldade?
Tenha uma visão coerente sobre o funcionário:
Tente enxergar o funcionário não apenas pelo lado racional, mas também pelo lado emocional: entender que o funcionário é um ser humano, logo, ele terá altos e baixos, dias em que estará mais triste, com raiva ou sensível a certas situações.
Portanto, preparar as lideranças para identificar problemas de comportamento é essencial dentro de uma organização para minimizar os dias ruins do colaborador, e para que esses problemas não interfiram diretamente nos resultados da empresa.
Cabe ao gestor saber manter um equilíbrio entre rigidez e flexibilidade para conquistar sua equipe e conseguir cobrar resultados de forma mais natural e coerente.
Treine sua equipe para que desenvolvam o equilíbrio emocional:
Implementar ações e treinamentos com o objetivo de ajudar os funcionários a desenvolver o equilíbrio emocional é de grande importância.
Realizar uma reunião mensal (ou qualquer que seja o período) para tratar desse assunto é uma ótima alternativa, onde os funcionários se sintam à vontade para expressar o que estão sentindo no momento, assim como o que está bom e o que pode ser melhorado dentro da empresa para que consigam manter o equilíbrio emocional.
Ao aprender a lidar com os seus sentimentos, o profissional consegue adotar comportamentos mais adequados, contribuindo positivamente para toda a organização.
Saiba dar um feedback
Feedbacks podem ser positivos ou negativos, portanto, é importante que o gestor saiba dar o feedback de maneira com que o funcionário não se sinta prejudicado ou atingido, de forma que ele entenda o que pode ser melhorado, levando isso como algo positivo e que o faça crescer dentro da empresa.
Busque o autoconhecimento
Procure saber o máximo sobre você, pois assim aprenderá mais sobre suas emoções e descobrirá a melhor forma de lidar com elas e de transmitir o mesmo para seus colaboradores. Ao se conhecer melhor, você desenvolve a capacidade de entender e controlar suas emoções. Essa qualidade é extremamente importante para as relações interpessoais, principalmente em um ambiente empresarial, onde as pessoas estão se testando a todo momento. Portanto, o autoconhecimento é um exercício de bem-estar, sendo uma forma de evitar e remediar sentimentos como timidez, baixa autoestima, ansiedade e frustração.
Benefícios de manter o equilíbrio emocional do profissional:
São inúmeros os benefícios de manter a saúde emocional do funcionário, sendo algo essencial para qualquer organização que queira crescer com sucesso:
– Maior produtividade;
– Capacidade de lidar com situações adversas;
– Maior foco no trabalho;
– Enxergar a empresa como aliada;
– Maior criatividade;
Portanto, cabe aos gestores da empresa estarem sempre atentos ao equilíbrio emocional de todos que trabalham na organização, pois é um fator que afeta diretamente nos resultados da mesma.
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