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A cultura organizacional é a essência da empresa: são os valores, as histórias, crenças e sentimentos compartilhados pela equipe que compõe a organização. Quando bem estabelecida, ela determina a maneira como os colaboradores irão enxergar o negócio e agir dentro dele.
As empresas não são compostas somente por indivíduos, mas por times com competências que se complementam. Consequentemente, contratar bons funcionários é fundamental para que a organização obtenha sucesso.
Um processo seletivo de qualidade ajuda a evitar a rotatividade dos colaboradores, gastos com demissão e abertura de novos processos seletivos.
Muitos elementos devem ser levados em conta no momento de contratar um profissional, entre eles a afinidade do candidato com a cultura da empresa.
Sendo assim, como manter vivo os sistemas, as políticas, os processos e hábitos que são cultivados desde o começo, e transmiti-los aos novos funcionários?
Como aprimorar a cultura organizacional?
Reforce os valores da empresa por meio de ações
De nada adianta criar e oficializar os valores da empresa se eles não forem reforçados pelos líderes a seus colaboradores. É papel da chefia fortalecer a missão e os valores da organização por meio de ações a fim de evitar aquela situação “faça o que eu digo, não o que eu faço”.
Ao conviver com esses exemplos, os colaboradores irão absorver e agir de acordo com eles.
Depois disso, é essencial acompanhar as ações dos colaboradores para confirmar se eles estão realmente engajados com os valores estabelecidos e colocando-os em prática no dia a dia.
Reúna as principais lideranças da empresa para reforçar a cultura organizacional
Dentro de uma empresa, todos se espelham nas atitudes do chefe. A cultura se inicia pelos líderes e, sendo assim, eles devem inspirar os colaboradores mediante a exemplos (como ser focado, pontual, otimista, bem-humorado, trabalhar com vontade, etc). Por essa razão é fundamental saber como os líderes enxergam a organização.
A reunião e exposição de diferentes opiniões da liderança são muito importantes para identificar valores comportamentais que devem fazer parte da rotina da empresa.
Implemente canais de comunicação entre os funcionários e estabeleça uma rotina
O convívio entre os funcionários é crucial para manter viva a cultura organizacional da empresa. Não apenas para que os novos colaboradores se sintam acolhidos e interajam de forma natural com os atuais funcionários, como também para manter o diálogo entre todos eles a fim de realizar um trabalho em equipe eficiente.
Desta forma, utilizar canais voltados para a comunicação interna da empresa (como e-mails, aplicativos ou chats corporativos) pode ser uma ótima alternativa para intensificar essa relação.
Ter segurança sobre as atividades a serem desenvolvidas diariamente é fundamental para que a equipe desenvolva um certo grau de autonomia. Boas práticas devem ser identificadas a fim de serem reaplicadas para gerar resultados mais eficazes.
Por exemplo, pode-se tirar um momento do dia em que não houverem muitas demandas dos clientes para organizar a mesa de trabalho, entre outras tarefas.
E a contratação, como posso otimizá-la?
Faça um bom job description
Algumas descrições de cargos omitem tarefas para não assustarem os candidatos ou trazem uma relação de atividades que não são compatíveis com a jornada de trabalho.
O ideal a se fazer ao divulgar uma vaga é fazê-lo pelo ponto de vista do candidato, a fim de atrair as pessoas certas e motivá-las a participar do seu processo seletivo. Para isso, seguem algumas boas práticas:
– Descrever a empresa de forma atrativa;
– Estabelecer os objetivos e as responsabilidades do cargo a ser preenchido;
– Acrescentar os benefícios ofertados;
– Esclarecer as qualificações exigidas (como especificações de experiência, graduação e competências comportamentais);
– Incluir informações suplementares como a localização da empresa e a faixa salarial.
Evite “generalizar” a vaga. Seja bem específico na descrição dos dados acima para que a sua vaga seja atraente. Não simplifique nem exagere demais nas informações, seja claro e realista para atrair os candidatos que realmente se interessem pela vaga, e, ao serem selecionados no processo seletivo não pensem em abandonar o cargo por encontrar uma realidade diferente da descrita no job description.
Estabeleça o perfil do profissional ideal
Conhecer bem a vaga e as atividades a serem executadas pelo profissional em questão é fundamental para saber quais características ele deve possuir. Por isso é importante mapear as experiências, habilidades, conhecimentos, traços de personalidade e os valores necessários para entender qual é o perfil esperado para fechar a vaga.
Definir o perfil do profissional ideal para ocupar a vaga de que se trata ajuda muito nas etapas do processo seletivo, porque você já sabe o que procurar nos candidatos. O ideal é que o processo de recrutamento seja composto de várias fases, para que as partes possam se conhecer melhor e dessa forma encontrar uma solução que seja ótima tanto para a empresa quanto para o candidato.
Use a tecnologia para otimizar os processos de recrutamento
O mercado dispõe de diversas ferramentas que podem auxiliar nos processos de seleção. Uma boa prática é utilizar essas ferramentas a seu favor, como por exemplo disponibilizar as vagas em canais com grande visibilidade como em plataformas e redes sociais.
Além disso é possível conhecer um pouco melhor os candidatos antes da entrevista (por meio de suas redes sociais) e saber se são o tipo de pessoa que você deseja inserir no ambiente da sua empresa.
Outra boa prática que os avanços tecnológicos permitem é a realização de entrevistas por videoconferência usando aplicativos como o Skype, por exemplo.
Tudo isso contribui para otimizar os processos de recrutamento e seleção e podem auxiliar os recrutadores a tomar decisões mais adequadas durante a contratação.
E aí, o que achou das nossas dicas? Comente abaixo e conte como são os processos de contratação e a cultura organizacional da sua empresa.
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