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A cultura e o clima organizacional, apesar de possuírem conceitos diferentes, se encontram diretamente relacionados dentro de uma empresa. A cultura organizacional está diretamente ligada aos valores da empresa. Já o clima se relaciona ao dia a dia da empresa. Porém muitas pessoas ainda não entendem a real diferença entre esses dois conceitos e, em alguns casos, pensam que possuem o mesmo significado. Esse é um engano muito comum dentro do mercado de trabalho.
Vamos nos aprofundar um pouco sobre o assunto e abordar aqui as diferenças entre clima e cultura organizacional
O que é a cultura organizacional?
A cultura organizacional são os valores, crenças, regras morais e éticas que ditam os comportamentos dos colaboradores e dos gestores da organização. Assim sendo, o código de conduta da companhia, fazendo com que o funcionário entenda como se comportar e agir dentro da organização. Além de se encontrar diretamente ligada à identidade de uma organização, podendo esta, ser positiva ou negativa.
Por se tratar de valores e crenças, a cultura organizacional não pode ser mudada do dia para a noite. As mudanças que acontecerem devem ser lentas para que todos que fazem parte da instituição se adequem a nova forma de trabalho.
Como uma empresa fazer uma mudança radical de colocar distrações como video game, mesa de “ping pong” e dizer que a partir desse momento vai contribuir com o rendimento de seus funcionários. Deve ser feito um estudo para analisar se tal mudança irá contribuir para a melhora da organização.
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é caracterizado pelo o que acontece no dia a dia da empresa. É o que os colaboradores pensam da instituição, se acham ela boa ou ruim em diversos aspectos, como condições de trabalho, estrutura do escritório, a comunicação entre funcionários e gestores.
Logo é o que influencia diretamente na motivação dos indivíduos na organização e na forma com que os processos acontecem. Por se tratar da percepção momentânea, diferentemente da cultura organizacional, o clima passa por constantes mudanças. Assim, é necessário que periodicamente seja feito uma avaliação com os colaboradores para tomar atitudes que passam a motivar, cada vez mais, eles dentro da organização.
Portanto, como foi dito por Idalberto Chiavenato, um dos principais nomes de gestão de pessoas do Brasil: “O clima organizacional representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada empresa e envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivos/emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de modo geral”.
Cultura e clima, qual a diferença entre eles?
As diferenças entre cultura organizacional e clima organizacional podem ser identificadas a partir do exemplo de uma empresa de tecnologia. O primeiro é caracterizado por inovação, satisfação do cliente, funcionários pró ativos, companheirismo, transparência, ética e respeito, o que é fundamental para a organização seguir de uma forma harmônica.
Já o segundo se dá pelos horários flexíveis, ambiente mais despojado onde os funcionários podem ir da maneira que se sentem mais confortáveis, Happy Hour sempre que possível, comemoração após cada venda realizada. Assim, motivando cada vez mais os colaboradores da organização por se sentirem em um ambiente mais familiar e serem mais autônomos dentro da empresa.
Mesmo possuindo conceitos diferentes, esse dois princípios possuem uma relação de interdependência entre eles. O clima está ligado às ações no dia a dia e a cultura se refere aos assuntos mais perenes e que acabam sendo institucionalizados na organização. Com isso, investindo em uma melhora do clima organizacional, consequentemente haverá uma melhora da cultura organizacional ao longo prazo.
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