4 tendências para o recrutamento de desenvolvedores em 2018

Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba mais sobre a evolução na seleção e recrutamento de desenvolvedores em 2018!

A chegada de um novo ano vem sempre acompanhada de tendências de mercado. Quando tratamos de recrutamento de desenvolvedores de software não é diferente. Temos metodologias que tem se tornado obsoletas, padrões que tem mudado constantemente e novas tecnologias que surgem a fim de ajudar o processo de seleção de novos colaboradores.

Os indicadores apontam que a demanda por desenvolvedores de software em 2018 será crescente e a quantidade de profissionais qualificados disponíveis para contratação diminuirá.

Além disso o processo de recrutamento de desenvolvedores se tornará cada vez mais automatizado e preciso, com o uso de Inteligência artificial e análise de dados com o intuito de um preenchimento de vaga mais assertivo.

Todas essas mudanças visíveis acarretam em tendências, cabe ao recrutador se adaptar a elas e se adequar às novas tecnologias:

Recrutamento de desenvolvedores ficará mais curto

Em um estudo recente do mercado 70% dos desenvolvedores que passaram por processos seletivos alegaram perder o interesse na vaga após duas semanas sem contato da empresa, a contar da data da entrevista.

Em 2018 vale reunir todo o time de recrutamento da organização e definir métricas de tempo mais curtas para os processos, e analisar onde podem ser reduzidas horas no recrutamento.

Algumas dicas são: entrevistas remotas, respostas por vídeo enviadas pelo candidato, uso de tecnologia na triagem de candidatos.

RECEBA GRÁTIS - MOTIVAÇÃO DE T.I.

Boa experiência do candidato em smartphones

O uso de smartphones já está consolidado no planeta, esses aparelhos permitem uma conexão 24h com a rede e os acontecimentos. Por isso a experiência mobile do aspirante à vaga em sua empresa deve ser otimizada. A possibilidade de candidatura a uma vaga em poucos cliques e ausência de carta de indicação devem ser consideradas. Uma página de carreiras responsiva e simples também contribui para a melhoria desse quesito.Essas medidas podem proporcionar uma maior adesão de candidatos e um melhor processo consequentemente.

Uso de plataformas para recrutamento de desenvolvedores

A tecnologia e plataformas Saas (Software como serviço) têm revolucionado vários mercados, e em relação ao mercado de gestão de pessoas não é diferente. Várias plataformas surgiram no mercado com o intuito de facilitar a gestão de talentos, páginas de carreiras, testes comportamentais e avaliações técnicas.

Quando tratamos de recrutamento de desenvolvedores temos softwares inovadores que utilizam inteligência artificial, análise de projetos anteriores, participação em comunidades e redes sociais profissionais, com o intuito de mensurar o nível de proficiência do programador e maximizar a efetividade da contratação.

Aumento em vagas para desenvolvedor de aplicativos móveis

Um estudo da norte americana Pew Research, trouxe o dado que 10% dos adultos estão conectados exclusivamente por smartphones, e não acessam mais computadores. Com isso e o surgimento de novas tecnologias e novos frameworks para desenvolvimento, como o React Native, o aumento nas vagas desse tipo de profissional será considerável em 2018

O mercado de recrutamento tem se tornado cada vez mais adepto à inovações e novas tecnologias. É necessário se adaptar, assim o trabalho do profissional que conduzirá o processo de recrutamento será otimizado e facilitado.

Conte com a Vulpi para tornar seu processo de recrutamento de desenvolvedores mais rápido e eficiente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *