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Saber como reduzir o turnover é um grande diferencial competitivo, garantindo mais solidez à companhia. Isso porque a elevada rotatividade de colaboradores oferece diversos prejuízos, como perdas financeiras, degradação da imagem da companhia e do clima de trabalho.
Para tanto, é necessário investir em táticas diferentes, tais como: melhoria na comunicação interna, aprimoramento do clima de trabalho e a construção de um plano de carreira. Assim, é possível otimizar a satisfação interna e, por consequência, a retenção de talentos.
Pensando na importância do assunto, criamos um guia especialmente para você. Hoje, vamos te ensinar a reduzir o turnover da companhia, de forma eficaz. Continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto. Boa leitura!
1. Contrate alguém com aderência ao cargo
Quando se fala no processo de recrutamento e seleção, logo se pensa na contratação de profissionais experientes e com um boa formação acadêmica. Isso está certo, mas não deve ser o único foco do processo. É preciso contratar alguém com aderência ao cargo.
Isso quer dizer que o profissional deve ter um estilo de trabalho parecido com o da empresa e da equipe da qual vai fazer parte. Imagine contratar um profissional extremamente metódico para um cargo inovador, ou vice-versa, nunca dará certo.
Para tal fim, é importante contar com um sistema que otimize a seleção de profissionais.
2. Melhore o processo de comunicação
Por mais facilidades que a tecnologia ofereça, ainda é grande o número de conflitos dentro de uma empresa pela simples falta de diálogo. Esses embates deixam o clima de trabalho pesado, geram conversas paralelas e o eventual desligamento de alguns profissionais.
Para melhorar o diálogo, é importante conscientizar cada líder da companhia sobre o assunto. É papel dele saber ouvir e dar feedback aos colaboradores, com qualidade e constância. Também é necessário implementar novos canais de comunicação, como murais de recados ou redes sociais corporativas.
3. Estabeleça um plano de carreira
A visão de crescimento é um dos fatores que mais motiva os profissionais, garantindo que permaneçam na empresa por mais tempo. Essa visão pode ser estabelecida com a ajuda de um plano de carreira ou plano de cargos e salários, como também é conhecido.
A grosso modo, esse plano busca criar uma sinergia entre o crescimento da empresa e da cada um dos seus profissionais. Dessa forma, quanto mais tempo permanecem na empresa e resultados conseguem conquistar, maiores são as chances de alcançar novas posições.
4. Desenvolva um ambiente de trabalho agradável
Não é novidade que muitas companhias investem pesado no bem-estar dos seus profissionais. Na Walmart do Brasil, por exemplo, é possível ver salas de jogos e livrarias. Isso garante funcionários mais felizes e fiéis à empresa, coisas inestimáveis.
Para melhorar o ambiente interno, é possível flexibilizar o horário de trabalho, incentivar a prática de exercícios físicos dos funcionários, ginástica laboral e assim por diante. A técnica pode mudar muito de acordo com cada empresa, mas é importante definir uma.
5. Invista na liderança pelo exemplo
A maioria dos colaboradores espelham-se em seus líderes para agir dentro da empresa. Desse modo, quando o líder é comprometido com os resultados e pensa como dono, possui subordinados assim. Por isso, a liderança pelo exemplo é uma grande arma!
Então incentive cada um dos líderes a colocarem a “mão na massa”, respeitarem seus superiores e ouvirem seus subordinados. Toda a equipe ficará mais motivada e a rotatividade será mitigada. Lembre-se que, muitas vezes, os funcionários pedem demissão dos seus chefes, não da empresa.
Todas essas são dicas importante e que farão diferença na gestão dos colaboradores. Ao aplicá-las, será possível construir um clima de trabalho muito mais saudável e manter os funcionários por muito mais tempo dentro da empresa.
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