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Ao produzir um evento realizado pela empresa é imprescindível se atentar a uma série de detalhes para torná-lo um sucesso. E um que não pode ficar de fora é a produção dos certificados corporativos.
Para funcionários e colaboradores esses documentos são essenciais por diversos motivos. Eles atestam a participação, servindo de comprovante para seus gestores do investimento em suas carreiras, são motivos de orgulho para quem os recebe, ajudam a melhorar a autoestima do profissional e podem também representar uma homenagem importante para eles.
É por isso que você que faz parte da área de Recursos Humanos (RH) ou Gestão de Talentos) deve ficar de olho nas tendências e novidades. Devido a essa importância, conheça as 5 melhores ideias de certificados para serem oferecidos aos participantes e utilizadas em sua produção.
1. Certificados corporativos de participação de eventos
Esse é o modelo mais tradicional de certificados corporativos. Deve ser emitido para todos aqueles que pagaram o ingresso e que compareceram ao evento, provando que estiveram presentes.
Para realizar o controle e não emitir comprovantes para aqueles que não estiveram presentes, deve-se fazer o credenciamento em todos os dias da produção. Pode-se estabelecer um tempo mínimo de participação para recebimento do certificado, caso prefira assim.
2. Certificados por melhores ideias
Uma ideia interessante, principalmente para os eventos nos quais há discussões, oficinas, competições e apresentações de ideias, é a certificação por melhores ideias.
Essa é uma forma de premiar aqueles que trouxerem as melhores ideias que podem contribuir para o tema abordado, estimulando o posicionamento criativo dos participantes e a participação ativa.
Outro ponto positivo dessa certificação é que, ao oferecer uma premiação para as melhores ideias, a empresa também sai ganhando com a possibilidade de encontrar novas soluções que podem agregar benefícios para as rotinas de trabalho.
Além disso esse tipo de postura é uma forma de reconhecimento dos seus colaboradores, deixando-os mais satisfeitos e felizes com a organização.
3. Certificado de treinamentos e cursos
O certificado de treinamentos e cursos é oferecido para aqueles colaboradores que participaram de algum tipo de qualificação ao longo do evento e por meio de avaliação direta ou indireta, estão aptos a exercerem ou praticarem o conteúdo aprendido.
É importante nesse tipo de certificação deixar claro qual foi o conhecimento passado para os participantes, bem como a data do curso ou treinamento e também o tempo de duração da atividade.
4. Certificado por tempo de serviço na empresa
Outra forma de reconhecimento do funcionário é oferecendo um certificado por tempo de serviço. Essa homenagem é interessante por reconhecer a importância dos serviços prestados pelo colaborador ao longo do seu tempo na casa, ressaltando a sua lealdade e dedicação.
Dessa forma ele se sente valorizado e reconhecido pela empresa, de forma a manter o ânimo nas atividades diárias, sem se acomodar e perder a disposição em “suar a camisa” pela organização.
5. Certificado por destaque no evento
O certificado de destaque no evento pode ser oferecido não só por boas ideias, mas também para aquele que participou de um maior número de atividades, que teve bons resultados em competições e atividades elaboradas, que teve o melhor espírito de equipe etc.
Assim pode-se também, por meio desse tipo de certificação, estimular a participação ativa dos participantes e, com isso, tornar a produção mais dinâmica e interessante ao longo de sua duração.
Os certificados corporativos possuem uma função estratégica e podem ser bem úteis para melhorar o clima organizacional e o sentimento de valorização dos colaboradores. Se você está pensando em organizar um evento interno, não pode deixar de pensar nos certificados e em modos criativos para eles.
Outro detalhe interessante que deve ser visto na produção do seu evento é a identificação dos participantes. Aproveite e aprenda como fazer os melhores crachás para suas produções! Afinal, os crachás do seu evento podem e devem conter informações essenciais para os participantes e colaboradores.
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* Este artigo foi produzido pela Júlia Vidigal Munhoz, analista de marketing e conteúdo da mobLee.