Desenvolvimento Mobile: O que é e como entrevistar candidatos

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe o que é desenvolvimento mobile? Eu tenho certeza que em algum lugar perto de você está o seu celular, com vários aplicativos que rodam diferentes sistemas e funcionalidades. Tudo isso que acontece no celular e que já estamos tão acostumados no nosso cotidiano foi desenvolvido por um profissional de tecnologia.

Então, primeiramente: O que é desenvolvimento mobile? É o desenvolvimento de aplicações e sistemas para dispositivos móveis, como smartphones e telefone celulares

Hoje muitas empresas de diferentes ramos de atuação estão buscando por inovação e tentam fazer o negócio cada vez mais prático para os clientes. E uma maneira de fazer isso é com aplicativos móveis, onde o usuário resolve suas questões com a palma da sua mão.

Para entender a lógica do Mobile é importante saber que o desenvolvedor mobile pode ter atuações diferentes, podendo trabalhar com desenvolvimento híbrido ou nativo.

Neste artigo você, como recrutador, RH Tech, empreendedor, poderá entender mais sobre desenvolvimento Mobile e como ele funciona. Além de ficar por dentro sobre quais são as principais características que devem ser observadas no momento da entrevista com candidatos para atuar nessa área. Confira tudo aqui!

Tipos de desenvolvimento mobile

O desenvolvimento mobile reúne diferentes códigos e linguagens. Os diferentes tipos de desenvolvimento mobile se diferenciam de acordo com o sistema operacional do aparelho móvel onde ele deverá rodar, que pode ser Android, iOS ou Windows.

Dessa maneira, o aplicativo feito pelo desenvolvedor mobile pode ser híbrido ou nativo.

O que é um aplicativo híbrido

Um aplicativo híbrido é aquele desenvolvido para funcionar em várias plataformas. Ele é reconhecido por qualquer sistema operacional, seja ele Android, Windows ou iOS, por exemplo.

Apesar de não funcionar tão rápido quanto um aplicativo nativo, o aplicativo híbrido é mais simples de ser desenvolvido. Isso se deve ao fato de que, uma vez pronto, seu código é aproveitado em todas as plataformas.

O que é um aplicativo nativo

Já o aplicativo nativo é aquele desenvolvido utilizando a linguagem de programação específica de um único sistema operacional, sendo os mais comuns Android, Windows ou IOS. Deste modo, o aplicativo funciona apenas na plataforma para a qual foi desenvolvido. Portanto, não é possível aproveitar o mesmo código em todas as plataformas.

O aplicativo nativo costuma ter uma usabilidade melhor para o usuário. Sua execução pode ter uma performance mais rápida.

 

Linguagens de desenvolvimento mobile

É importante também saber quais são as linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento de cada um desses aplicativos. 

No caso de uma entrevista com um desenvolvedor híbrido, é importante explorar o nível de conhecimento do profissional com alguns frameworks, como por exemplo: Ionic, Flutter, React Native, Vue Native e Titanium.

É legal tentar entender com quais projetos o profissional trabalhou utilizando esses frameworks, qual foi seu envolvimento com a tecnologia e se ele tocou aquele projeto de ponta a ponta, participando de todas as etapas de desenvolvimento. 

Para profissionais entre os níveis intermediário e avançado, você pode fazer perguntas como:

  • “Quando devo utilizar o React Native no lugar do Ionic, e vise versa?”. Para assim entender seu nível de conhecimento sobre os frameworks.

No caso de uma entrevista com um desenvolvedor nativo, é fundamental entender com qual sistema operacional ele atua, se é o Android Windows ou iOS. Como cada sistema operacional tem suas ferramentas e particularidades, é necessário um desenvolvedor especialista para cada uma das plataformas.

Para o Android são exigidas boas práticas de design, além do domínio da linguagem Java e Kotlin. 

No caso do iOS, é imprescindível conhecimento em Objective-C ou Swift, que são linguagens de programação. E na ferramenta de desenvolvimento da Apple, o Xcode.

Já para o Windows Phone, é necessário conhecimento na linguagem de programação C#. 

Para profissionais de nível intermediário a avançado, é legal fazer perguntas para testar seu conhecimento técnico, por exemplo:

  • “Como faço para escolher entre as linguagens Java e Kotlin no desenvolvimento android?”
  • “Quais versões do Android têm compatibilidade com o Kotlin?”

Já para profissionais iOS, podem ser perguntas como:

  • “Quais são as vantagens de se utilizar o Swift? Com qual intuito ele foi criado?” 
  • “Qual a importância e benefícios de se programar utilizando o Xcode?”.

Conclusão

Mais uma vez: é importante explorar o nível de envolvimento do profissional com cada uma das linguagens. Além de saber como foi seu envolvimento e grau de autonomia em cada um dos projetos que desenvolveu. É interessante entender o que o profissional fez e qual foi o resultado do seu trabalho.

Apresentamos aqui alguns pontos interessantes de se explorar em uma entrevista técnica. Mas existem diversas outras perguntas técnicas, voltadas para cada tipo e senioridade de desenvolvimento Mobile.

Espero que agora esteja mais claro o que é desenvolvimento Mobile e como validar um profissional no momento da entrevista técnica. E se precisar, chama a Vulpi que te ajudamos!

 

Precisa de ajuda para contratar dev?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *