Temporário ou Full Time: qual a melhor forma de contratar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Realizar um processo seletivo de forma coerente com os objetivos da empresa e os anseios do candidato é muito importante para evitar desligamentos prematuros que trazem mais custos para a organização. Assim, sempre surge a dúvida: contratar funcionário temporário ou full time?

Separamos abaixo as principais diferenças entre trabalho temporário e full time para você decidir o que melhor atende à sua demanda. Acompanhe!

Profissionais temporários

O trabalho temporário é aquele em que um ou mais profissionais são contratados para atender demandas transitórias de substituição de quadro de funcionários ou para suprir carência de mão de obra em trabalhos extraordinários, ou seja, em períodos em que as demandas são maiores. Desta forma, um funcionário temporário pode ser contratado para cobrir licenças médicas de funcionário full time ou para atender demandas sazonais.

Uma loja de presentes situada em um shopping, por exemplo, pode ampliar o quadro de trabalhadores antes do Natal para atender a demanda existente (significativamente maior nesse período). Passado o período de natal, a empresa volta a operar com o quadro fixo compatível com o movimento cotidiano.

O contrato de trabalho deve ter duração de até três meses e pode ser prorrogado por mais seis meses, caso ocorra substituição no quadro de colaboradores, ou até três meses em casos de acréscimo extraordinário. Findado este prazo, o contrato passa a ser considerado como período indeterminado.

A contratação de funcionários temporários não torna possível que um profissional contratado neste regime substitua outro full time, que foi desligado da empresa contratante.

Outra questão que deve ser levada em conta é que não é permitido contratar um profissional temporário para substituir contratos de experiência, ou seja, aqueles com duração de até 90 dias previstos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Além disso, a contratação de temporários não pode ser feita pelo setor de Recursos Humanos da empresa. É preciso acionar Agências de Emprego Temporário.

Veja os benefícios ao contratar um profissional temporário:

  • descoberta de novos talentos;
  • custo menor, já que os custos com rescisão e outros processos é da Agência  de Emprego Temporário;
  • motivação da equipe, já que estes profissionais se dedicam mais na expectativa de serem contratados;
  • oportunidade de avaliar se aquele funcionário temporário seria, futuramente, um proveitoso full time;
  • evita a burocracia de contratação de pessoal permanente;
  • possibilita a substituição de empregado temporário inadequado.

Profissionais full time

Profissionais que são contratados full time exercem a função em tempo integral e prazo indeterminado. Estes profissionais geralmente são contratados para exercer uma atividade plena e, por isso, têm mais oportunidade de carreira dentro das empresas.

O profissional full time tem carga horária de 40 ou 44 horas semanais e todos os direitos previstos na CLT. Ao contrário dos profissionais temporários, o objetivo do profissional fulll time é que ele seja um talento permanente no quadro de funcionários e possa contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento da organização. É esperado que ele esteja engajado nos projetos da empresa e que desenvolva trabalhos ao longo de períodos indeterminados.

Benefícios da contratação de um profissional full time:

  • oferecer benefícios estabelecidos por lei ao funcionário;
  • maior produtividade;
  • maior rentabilidade;
  • maior engajamento com os projetos da empresa;
  • moldar o profissional de acordo com o perfil da empresa;
  • reforço da cultura em seus colaboradores;
  • continuidade nos processos, entre outros.

A contratação de novos funcionários exige um planejamento estratégico adequado para maior êxito dos processos. Na hora de escolher por um profissional temporário ou full time, é importante avaliar também as expectativas do candidato com relação aos seus objetivos profissionais: ele está à procura de um serviço temporário ou full time?

Muitas vezes, a cultura do segmento profissional pode determinar qual tipo de contratação o profissional está disposto a se dedicar.

Se você gostou deste post sobre Temporário ou Full Time, siga nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como este!

RECEBA GRÁTIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *