Onboarding Virtual: Mantenha o processo efetivo, mesmo remoto

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é um profissional da área de recursos humanos, provavelmente conhece o conceito de Onboarding. Mas você já imaginou fazer um Onboarding virtual?

O onboarding diz respeito à maneira como o novo profissional é introduzido na cultura da empresa assim que inicia seu trabalho em uma organização. Esse processo pode afetar diretamente sua produtividade e rendimento à médio e longo prazo.  

O principal objetivo do processo de onboarding é realizar uma integração do novo colaborar e gerar sentimento de pertencimento em relação a organização.

Isso é feito apresentando o novo funcionário aos outros colaboradores, apresentando a cultura e objetivos da empresa e oferecendo todo apoio necessário no início de sua jornada. E o onboarding virtual? Continue lendo para pegar dicas práticas e ter um processo efetivo mesmo a distância!

Dicas para um Onboarding Virtual

Levando em consideração nosso contexto atual, onde a maioria das empresas estão atuando de maneira remota, pode parecer desafiador conseguir realizar um processo de onboarding de novos colaboradores da mesma forma.

Mas sim, é possível! Várias empresas estão adotando métodos muito interessantes e criativos para o onboarding virtual.

Aqui estão algumas dicas de como sua organização consegue adotar o processo de onboarding virtual: 

  • Envio de kit boas vindas para o novo colaborador: pode incluir notebook, telefone coorporativo, carregadores, mouse e mimos como chocolates, adesivos, camisa e caneca personalizados com a logo da empresa.

 

  • Envio de e-mail boas vindas. É importante contar um pouco sobre a empresa e disponibilizar usuário e senha. Assim, o novo colaborador pode fazer parte de todos os canais de comunicação da empresa (alguns exemplos: e-mail, discord, trello, slack, telegram).

 

  • No próprio e-mail de boas vindas, o responsável pelo RH pode disponibilizar uma agenda de como será feira a programação de onboarding, marcando os dias e horários dos eventos.

 

  • Apresentação do novo colaborador para toda equipe. Seria interessante que o profissional fosse apresentado para todos os colaboradores, em uma vídeo chamada geral. É legal também depois ter um bate papo mais completo com o líder de cada um dos times separadamente. Dessa forma, o novo colaborador pode entender melhor a atuação de cada um e como eles se relacionam com o seu trabalho.

 

  • Apresentação da cultura organizacional, através de vídeo chamada, com o responsável pelo RH ou com o diretor/gestor/CEO da empresa.

 

  • O responsável pelo RH, junto com a equipe de tecnologia, pode desenvolver um game de onboarding, com pontuação e níveis, para o colaborador jogar e conhecer melhor sobre a empresa, cultura organizacional, ambientes e objetivos da organização.

 

  • Dar e receber feedback é super importante para conseguir se desenvolver e antecipar futuros problemas. É legal sempre que possível incentivar a comunicação aberta. Trabalhando à distância as reuniões por vídeo podem ser uma boa alternativa. Use ferramentas como Discord, Zoom, Hangouts. Ao final da primeira semana é um ótimo momento para introduzir esse costume.

Conclusão

Essas são algumas dicas de como você consegue manter um processo de onboarding virtual completo rodando dentro da sua empresa, mesmo em momentos instáveis como o que estamos vivendo.

Pode ter certeza que desta forma, os novos colaboradores vão iniciar sua jornada com motivação total e por dentro de tudo que acontece dentro da sua empresa! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *