Impactos no mercado de RH: Como adaptar sua estratégia

Tempo de leitura: 5 minutos

O momento atual é de transformação e incertezas. Os impactos na economia, nas empresas e no desenvolvimento são inevitáveis. Como resultado, o mercado de RH e contratação também sofre influências.

Com o surto de Covid-19 em todo o mundo, o cenário para funcionários de diferentes setores e futuras contratações tem sido afetado. Para algumas áreas como e-commerce, delivery, saúde, entretenimento e conferências online está havendo uma alta demanda de trabalho. Mas em outras áreas, como de serviços, turismo e atividades não essenciais, estão acontecendo muitos cortes.

Expressando de maneira simplista, a realidade atual tem colocado muitos bons profissionais disponíveis no mercado.

Como você e a sua empresa vão encarar isso? Continue lendo para entender como os impactos no mercado de RH podem influenciar a sua estratégia.

Sua realidade x Mercado de RH

Diante desse cenário de crise, a maioria das empresas está congelando processos de contratação e demitindo funcionários.

Como está a gestão de crise da sua empresa?

Se você ainda não se fez essa pergunta, eu queria sugerir que faça agora. Ninguém sabe ainda quanto tempo essa situação vai durar e nem quais serão seus impactos totais.

E é por isso que uma boa gestão de crise é fundamental. Uma medida errada pode causar um grande abalo na sua empresa nesse momento.

Por isso, é interessante fazer um Mapa de Risco. Esse documento é feito em conjunto pelos líderes de todas as áreas da empresa, com o direcionamento de alguém do setor financeiro ou de operações. Nele, é feito um levantamento dos gastos fixos da empresa e a definição de o que é essencial e o que é supérfluo, além de entender novas demandas. 

A partir disso, você pode refletir: a sua empresa precisa de novos funcionários? Ela pode arcar com os custos?

Se sim, esse pode ser um ótimo momento para novas contratações.

Afinal, a partir do momento que a demanda existe, cada dia sem o novo colaborador representa um custo para a empresa. Esse valor é calculado pelo COV – Cost of Vacancy.

Vantagens de contratar agora

Se o seu time tem demandas para novos funcionários e já existe o orçamento para essa contratação, agora é um bom momento para recrutar candidatos.

A maioria das empresas estão funcionando no modelo remoto atualmente.

Com tantos profissionais em casa, sem se limitarem pelo ambiente ou por reuniões presenciais, fica mais fácil para que recrutadores de outras empresas possam abordá-los

Várias entrevistas de processos seletivos passaram a ser feitas de maneira remota, por meio de plataformas online. De acordo com empresa Walters People o número de entrevistas feitas online subiu para 67% nas últimas semanas.

As empresas que não querem perder os melhores talentos adaptaram rapidamente seu processo seletivo.

Além disso, por questões econômicas e de mercado, centenas de ótimos profissionais estão ficando sem emprego e disponíveis para outras empresas. Esse fenômeno não é comum em épocas normais.

Assim, essas pessoas estão disponíveis para contratações imediatas e com garra para ingressar em uma nova oportunidade logo.

Essa nova realidade irá atrair maior número de candidaturas ativas, onde os candidatos procuram a sua empresa. Potenciais colaboradores costumam visitar o site da empresa e suas redes sociais em busca de informações e de uma ideia sobre como é trabalhar lá. 

Então, é melhor manter a página de carreiras sempre atualizada e as estratégias de employer branding em pleno funcionamento.

Particularidades da área de TI

Todas as empresas precisam inovar, principalmente em momento de crise.

A tecnologia é um componente importante para que a empresa mantenha sua competitividade em tempos de crise. E quanto mais as empresas inovam, mais elas precisam contratar profissionais de TI.

Se você busca profissionais dessas competências, você sabe dos desafios da contratação. 

Muitas empresas brigam pelos mesmos profissionais e por vezes não conseguem reter esses talentos, perdendo essas pessoas para outras empresas em sequência. 

Estudo da Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, mostra que, até 2024, a demanda por profissionais de tecnologia será de 70 mil por ano, enquanto o número de formados chegará a 46 mil.

Número que representará um déficit muito grande de pessoas qualificadas. Vão faltar profissionais, ainda mais do que faltam hoje. Isso é um fato.

Esse é um dos poucos mercados que vai na contramão de crises econômicas e continua crescendo.

Portanto, considerando a realidade da sua empresa, suas demandas e o momento atual do mercado de RH, é bastante estratégico dar continuidade aos seus processos seletivos agora, principalmente da área de TI. Em adição, cargos de TI conseguem funcionar bem de maneira remota.

Mercado de RH e a dinâmica atual

Os profissionais são necessários para manter o bom funcionamento da empresa nesse momento. Por isso, o trabalho do RH e dos recrutadores se torna ainda mais importante.

Estamos todos vivenciando transformações nos processos e nas prioridades das empresas.

É importante saber analisar a sua situação de maneira crítica e entender qual será a melhor abordagem em relação às contratações.

Mas é essencial se manter flexível às variações do mercado de RH e às novas dinâmicas entre empresa e candidatos.

Com certeza a pandemia de Covid-19 está mudando a maneira que fazemos coisas que já eram naturais. Então, é fundamental analisar diferentes cenários e pensar em estratégias e medidas também a longo prazo.

E se precisar de ajuda, conte com a Vulpi 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *