Desenvolvedores Unicórnios e onde habitam: A caça ao dev ideal

Tempo de leitura: 3 minutos

Profissionais de tecnologia estão cada vez mais requisitados no mercado. Hoje, existem mais vagas do que pessoas capacitadas. Por isso, contratar pessoas desenvolvedoras pode ser um desafio.

É comum empresas tentarem diminuir o custo e o volume de trabalho do time de recrutamento e seleção, colocando em uma única vaga todos os requisitos que elas julgam necessários. Mas nessa hora é importante ter o discernimento para perceber se você está iniciando uma caça a um desenvolvedor unicórnio.

O que são desenvolvedores unicórnios?

As empresas costumam enxergá-lo como alguém que vai resolver todos os seus problemas. É a pessoa que trabalha com Back End, Front End, UX, UI, DevOps e ainda tem um perfil comportamental de liderança e autonomia.

O unicórnio consegue fazer o trabalho do conceito até a entrega, não depende de outros cargos. Ele não é especialista, consegue transitar em diferentes stacks tecnológicos e tem muitas habilidades.

Além de ser bem completo tecnicamente, o dev unicórnio deve se identificar com a sua empresa. Não adianta ele saber cumprir as tarefas se ele não vai se encaixar com a cultura e as pessoas.

E claro, para essa pessoa cogitar ir para a sua empresa, ela deve estar disponível no mercado, ou ao menos estar disposta a mudar de emprego. E é seu dever mostrar a ela todos os benefícios dessa escolha.

A caça ao Dev Unicórnio

Desenvolvedores unicórnios são cobiçados. Para encontrar um você deve divulgar a sua vaga massivamente e iniciar uma busca agressiva nas mídias sociais e na sua rede de contatos. E esteja preparado para abordar um quando encontrar, e também para testá-lo.

Juntamente com a procura extensiva, é fundamental ter muito cuidado com a imagem da sua empresa. Muitas vezes um dev assim não expõe que está procurando por novas oportunidades. Ele pesquisa e tenta encontrar o que mais o atrai. Nessa hora faz toda diferença o seu site estar atualizado, existir uma página de carreiras, apresentação da cultura e do propósito. Dê o devido valor ao employerbranding da sua empresa.

Eles existem?

Por todos essas características técnicas, comportamentais e culturais algumas pessoas podem pensar que procurar um unicórnio é perda de tempo. O dev unicórnio pode ajudar muito no dia a dia da sua empresa. Mas é importante lembrar que o trabalho do RH não deve girar em torno de preencher uma única vaga.

Saiba definir quais os requisitos que realmente importam, se você realmente precisa de alguém super completo e se você consegue criar seu próprio unicórnio. Muitas vezes vale a pena investir em métodos de treinamento e desenvolvimento para seus funcionários e focar em encontrar pessoas com alto potencial.

O seu unicórnio

Tudo depende da realidade da sua empresa e da equipe que você tem disponível para se dedicar ao recrutamento e seleção.

Nós sabemos que essa caça pode ser bem trabalhosa e consumir bastante tempo. O desenvolvedor unicórnio é um assunto polêmico, de prós e contras.

Por isso, criamos um material que discute a fundo esse ser místico. Com nosso ebook você poderá iniciar uma análise crítica mais aprofundada e tirar suas próprias conclusões sobre o tema.

E claro, qualquer dúvida ou se precisar de ajuda nessa caça, chama a Vulpi.

Precisa de ajuda para contratar dev?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *