Case de sucesso da Vulpi: contratação em TI em 24h

Tempo de leitura: 5 minutos

Contratar desenvolvedor pode ser mais complicado do que outras posições do mercado. A contratação em TI envolve um cargo técnico e requer alguns cuidados que irão demandar conhecimento especializado do recrutador.

Encontrar alguém com fit comportamental é apenas uma das considerações. Também será necessário entender quais são as tecnologias referentes às tarefas que aquela pessoa irá executar e conseguir identificar essas habilidades no candidato.

Sabemos que hoje, muitas empresas dependem dos desenvolvedores para iniciar projetos importantes. Estes podem estar ligados a inovação, aplicativos, softwares, hardwares, interfaces e várias outras coisas. E sem aquele profissional, o crescimento da empresa pode ser prejudicado.

É o que estava acontecendo com a empresa Araújo Fontes, que tinha um projeto impedido pela falta de uma pessoa desenvolvedora. Ao se encontrar nessa situação, o CTO responsável, José Flávio Coelho, buscou solucionar como pôde.

Mas com a ajuda da Vulpi, o processo de contratação se estendeu por apenas mais um dia. Quer entender mais sobre como isso aconteceu? 

Um cliente de sucesso 

A Araújo Fontes é uma das principais boutiques de investimento independentes no Brasil com foco no Middle Market e atuação nacional. Eles estavam com a demanda de criação de um novo produto interno, que dependia da chegada de uma nova pessoa desenvolvedora.

José conheceu a Vulpi em um momento anterior, pelo LinkedIn, em contato com a Amanda Destefani, uma de nossas analistas de negócios. Na época, ainda não existia a demanda interna que justificaria os serviços da Vulpi. Mas, a partir do momento que surgiu a necessidade dessa contratação, o José já sabia quem procurar.

De primeiro momento, José buscou candidatos por conta própria, por indicações, contando com o seu networking. Ele acabou esbarrando em pessoas que já trabalhavam em outras empresas, sem estarem dispostas a sair. Além disso, o CTO da AF cita como principal desafio para contratar desenvolvedor, a validação das habilidades escritas no currículo em relação às habilidades reais do dev.

Assim, a busca do José, por conta própria, pelo dev que se encaixava nos requisitos, com fit comportamental, técnico e disponibilidade para início imediato, se prolongou por dois meses.

Você sabe quais podem ser os impactos de um projeto parado por dois meses em um empresa?

Impactos de um projeto parado

Bom, falando sobre empresas em geral, são muitos os impactos gerados por um projeto impedido pela falta de um profissional.

De maneira direta ou indireta, todo funcionário contratado deve trazer retorno financeiro para a empresa. Se já existe a demanda para essa nova pessoa e ela ainda não está lá trabalhando, a empresa já está perdendo dinheiro

Além disso, uma vaga aberta e/ou um projeto parado, gera frustrações nos colaboradores atuais, podendo deixá-los sobrecarregados. Esse conceito está ligado ao conceito de COV – Cost of Vacancy.

Assim, é muito vantajoso contar com um processo de recrutamento e seleção bem objetivo, saber onde divulgar suas vagas e onde buscar por novas pessoas desenvolvedoras capacitadas. Saber também o momento certo de buscar ajuda é essencial.

Parceria Vulpi + Araújo Fontes

O desenvolvimento do novo produto da Araújo Fontes já não podia esperar mais. Como foi dito, já havia passado dois meses desde o surgimento da demanda, sem contratações. Foi quando o José lembrou do contato da Amanda. A Vulpi poderia ajudá-lo em todo o processo de recrutamento e seleção em TI, de ponta a ponta

A partir do momento que foi firmada a parceria entre as duas empresas, nosso time de Tech Recruitment começou a buscar pelo dev ideal, que seria o match para a empresa cliente.

Nesse momento, são considerados os requisitos técnicos, perfil comportamental procurado, salário oferecido, benefícios, localidade da empresa contratante e expectativas de ambas as partes.

Foram nessas condições que a Vulpi bateu seu próprio recorde e conseguiu encontrar e entregar o desenvolvedor ideal para aquele cargo em apenas um dia.

A Tech Recruiter da Vulpi, Paula Lanza, era responsável por essa vaga. Ela consultou sua rede de contatos e sua expertise na área. Assim, rapidamente conseguiu o perfil que se encaixava no que a Araújo Fontes estava buscando.

Aconteceram todas as validações por parte da Paula, e depois o José precisou apenas bater o martelo.

Contratação em TI

A contratação do dev para a empresa Araújo Fontes deu à Paulinha o prêmio Vapt Vulpi!

Desde então, todas as pessoas do time de Tech Recruitment da Vulpi buscam ser as próximas ganhadoras. Sabemos que esse foi um feito e tanto, mas é uma boa ambição, né?

Cada vaga e cada empresa cliente são diferentes. Existem algumas vagas mais complexas de serem preenchidas. Algumas tecnologias são menos usuais, algumas cidades têm menos pessoas disponíveis, alguns salários não são atrativos, algumas empresas precisam trabalhar o employer branding. A Vulpi ajuda a empresa a melhorar esses pontos, mas de primeiro momento, eles se tornam desafios na contratação.

É importante deixar claro que é legal buscar ajuda especializada antes que a situação se torne crítica, quanto antes melhor. Prezamos pela qualidade nas nossas indicações. Então, vamos entregar para o cliente a pessoa que realmente seja compatível com sua vaga, mesmo sendo das mais difíceis. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *